sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Derek and The Dominos - 'Layla and Other Assorted Love Songs'

Após ter integrado o Bluesbreakers do multi-instrumentista e revelador de talentos John Mayall e posteriormente o supergrupo Cream, um dos maiores da história do Rock’n’Roll, entre outros, Eric Clapton teve com o projeto Derek and The Dominos um único álbum de estúdio, intitulado ‘Layla and Other Assorted Love Songs’ (1970), o suficiente para entrar para a história do Rock através de canções que transitam entre baladas “bluesy” e o vigor do Rock.

Um álbum desesperadamente romântico na carreira de Clapton, porém nunca soando “piegas”. Pelo contrário, o álbum explora a sonoridade já citada com muita competência, apesar de todo o tormento do guitarrista por sua paixão platônica por uma musa “distante”, tema que ronda grande parte do álbum.

A presença de músicos do nível do guitarrista Duane Allman, do Allman Brothers, enriquece ainda mais o álbum, que apresenta, em suas faixas, passagens de guitarra admiráveis para os mais exigentes “bluesmen”.

Um álbum feito de forma apaixonada e com rara qualidade de composição e execução, em que o então futuro “slowhand” demonstra muito de seu potencial como guitarrista, compositor e vocalista, cercado de músicos competentes e que demonstram perfeita sintonia por todo o álbum, ofuscado como um todo pelo enorme sucesso da faixa “Layla”.

Nenhum comentário: