terça-feira, 5 de maio de 2009

Definição de um jornalista

Jornalismo é, em tese, um funil de letras por onde as informações cotidianas, porém, surpreendentemente imprevisíveis, passam para o papel. Neste processo, diariamente realizado, há um sujeito incansável na busca por constantes inspirações - mesmo que sejam, por muitas vezes, desastres, acidentes, entre outras formas de caos - para, pelo menos, tentar escrever algo que seja importante para o leitor. Às vezes surpresas (boas ou ruins), outras vezes fatos óbvios, mas não menos importantes.

O tal sujeito, contrariando o que muitos pensam a seu respeito, não é um robô programado para escrever sem sentimento ou indignação. Apenas é democrático. Compartilha os fatos ou experiências, deixando que o leitor de seus textos tire suas próprias conclusões.

Apesar de contido, ele nem sempre é bonzinho. Às vezes, por entusiasmo ou falta de inspiração, se vê escrevendo além ou aquém do quanto deveria.

Um jornalista é um ser humano que, através de palavras, define, querendo ou não, o que é verdade, o cotidiano e a própria vida que o cerca.