quarta-feira, 28 de abril de 2010

Heavy Metal: entre o peso, clichês e versatilidade

Há gêneros musicais que se reinventam dia após dia, permanecendo vivos devido à atualização dos mesmos, seja pela mistura com outros estilos ou pelas inovações sonoras. Mesmo quando mantém uma linha musical fiel às suas raízes, o Heavy Metal, contrariando o que muitos dos leigos poderiam pensar, se reinventa a cada época e permanece como um gênero musical eclético dentro da fórmula sonora das bandas clássicas do estilo.

De uma das bandas precursoras do estilo e com um som mais aproximado do Hard Rock/Stoner, o Black Sabbath, ao Death Metal Melódico sueco atual, muitos cenários musicais se formaram durante diversas décadas até que pudéssemos presenciar a gama de vertentes que formam o cenário mundial do Heavy Metal.

Inicialmente, cada vertente parecia isolada em cada região em que se originava, como o Black Metal norueguês e o Trash Metal norte americano de meados dos anos 80, assim como a New Wave of British Heavy Metal (“Nova Onda do Heavy Metal Britânico”), o cenário que revelou bandas consagradas como o Iron Maiden e o Saxon.

Com o passar do tempo e a popularização do estilo por todo o mundo, se originaram outras vertentes, que muitas vezes são, até hoje, evoluções e misturas de elementos mistos das anteriores.