terça-feira, 19 de abril de 2011

"Ideologia... Eu quero uma pra viver!"

O termo “wannabe”, que tem origem na expressão ‘want to be’ (querer ser, em inglês), é relacionado a pessoas que se identificam com alguma tribo urbana, movimento ideológico ou expressão cultural, mas que assumem que não fazem parte do contexto desejado.

Os motivos que levam algumas pessoas a se encaixarem neste perfil são diversos, variando de acordo com os interesses e a personalidade de cada um. Há desde quem expressa exageradamente o desejo de ter vivido em determinada época a casos como de quem age a partir de uma caracterização, geralmente relacionada a algum personagem inserido em um contexto ficcional, como em histórias cinematográficas ou literárias, por exemplo.

Se por um lado, a cada dia surgem inúmeras tribos urbanas que espelham diferentes tipos de identificação cultural ou social entre seus adeptos, há um visível isolamento em parte da juventude atual, refletindo uma intensa busca pela individualidade como característica de nossa sociedade.

Na era da virtualidade, a juventude parece estar marcada pela apatia globalizada, carência de esclarecimento e predominância de uma visão superficial sobre áreas básicas do meio social que a envolve.