terça-feira, 23 de março de 2010

Cultura como inclusão social

Há projetos, em comunidades e áreas carentes em geral, que oferecem como alternativa de inclusão social o aprendizado e envolvimento com a cultura, com foco profissionalizante ou pelo menos como uma alternativa de educação social.

Algumas das entidades que se dedicam a essa nobre proposta raramente recebem incentivos externos. Porém, mesmo com dificuldade, conseguem, geralmente, cumprir seu papel.

Geralmente, desses projetos sociais que envolvem a cultura, costumam ser revelados grandes talentos, mistos de dedicação e aptidão, principalmente no campo musical.

Um exemplo é o da precoce e virtuose pianista que apareceu no Fantástico, que teve uma rara oportunidade de mostrar ao Brasil seu talento ao lado de um conceituado pianista.

Porém, alguns desses artistas não têm a mesma sorte pela falta de investimentos e de interesse da nossa sociedade, que muitas vezes trata esse tipo de caso como uma exceção anômala ao invés de enxergar a cultura como exemplo de inclusão social.

A inclusão “sociocultural” ocorre desde o acesso à leitura, consequentemente formando reflexões, autoconhecimento e conhecimento social, em projetos em bibliotecas, como no projeto Roça de Livros, localizado na Biblioteca do Dezessete do município de Santa Maria Madalena, RJ, como em outras expressões artísticas que outros projetos enfocam.