segunda-feira, 1 de março de 2010

A resistência da cultura negra no Brasil

Desde quando a capoeira foi trazida ao Brasil pelos escravos e mantida como forma de resistência cultural e social às atrocidades que sofreram pelos colonizadores, os negros passaram a exercer grande importância na cultura de nosso país e influenciaram grande parte da arte popular. Um grande exemplo é seu papel fundamental para a fundação do Samba que conhecemos, entre outras artes que originaram e ou influenciaram diversas outras manifestações culturais.

Com o tempo, o negro passou a desempenhar grande função nas lutas sociais através das artes, principalmente quando lutava por seus direitos, que por um longo período da história foram esquecidos pelo poder, e contra o racismo, por exemplo. Assim, ganhou destaque merecido através de sua inclusão que se deu pela garra e pela coragem.

O negro é a resistência de corpo e alma a um sistema injusto que se fez presente por toda a história, através do talento e do amor à sua cultura e suas raízes, que mantiveram acesas no país grandes expressões culturais que representam fielmente o interesse das classes excluídas socialmente.

Os negros deixaram sua marca na cultura do país, marcada por uma luta social constante e fidelidade às suas raízes, enriquecendo nossa arte com sua essência e sentimento. Por todo o mundo, deixam sua marca por onde passam, através de sua cultura, como exemplo do papel da valorização de suas raízes culturais, que se tornaram referência da importância da arte popular feita realmente pelo povo.