quinta-feira, 20 de maio de 2010

Rock'n'Roll: uma história de peso!

Desde que o cantor e guitarrista Chuck Berry, entre outros, modernizou e acelerou o blues, consolidando o que viria a ser o Rock’n’roll de raiz, o Rock já nascia rodeado por polêmicas. O gênero musical talvez seja, ao mesmo tempo, o mais vanguardista e contestador e um dos que se mantêm com alguns dos mais fiéis seguidores do mundo da música.

Para quem acha que o bom e velho Rock’n’Roll é sempre igual, basta escutar discos entre os diversos e múltiplos movimentos musicais que o englobam. Os próprios garotos de Liverpool (Beatles) foram uma metamorfose ambulante durante sua carreira, começando como uma banda mais comercial para a época e sendo considerada posteriormente uma banda quase psicodélica, com clássicos absolutos como ‘Lucy in the Sky with Diamonds’ e ‘Come Together’, só para citar alguns.

Enquanto isso, os Rolling Stones e The Who sempre foram eternos rebeldes do Rock inglês, se contrapondo à temática inicial das canções dos Beatles, como em músicas mais influenciadas pelo Blues genuíno e uma veia mais abrangente em termos musicais. Com o tempo, de forma mais reflexiva e implícita, os Beatles passaram também a exercer papel fundamental para a visão crítica e rebelde da juventude da época, até mesmo pelo sucesso inegável que a banda já havia alcançado.

Do Rock Progressivo, que teve seu auge do final da década de 60 ao início dos anos 70, podemos destacar entre as bandas que se eternizaram como ícones do estilo que impôs experimentalismo e riqueza harmônica extrema ao Rock, expoentes de peso como Pink Floyd, Jethro Tull, Camel, Focus, Yes, Premiata Forneria Marconi, King Crinsom, entre muitos outros que tiveram seus altos e baixos.

Em meados dos anos 70, houve uma mudança radical no Rock, surgindo assim o Punk Rock, de Sex Pistols a The Clash e, posteriormente, seus derivados. O Punk Rock marcou época com um som anárquico e direto contra uma Inglaterra lembrada com certo saudosismo pelo Queen. No Punk Rock, diferentemente da abrangência sonora do Queen, surgiu o lema “faça você mesmo”.

A partir da mudança imposta pelo Punk Rock, vieram vertentes menos radicais e que passaram a mesclar sonoridades dentro do subgênero, como o Pós Punk, que deu origem ao Rock gótico em geral por sua veia simples, porém fortemente melancólica e introspectiva, a partir de nomes como Smiths, Siouxsie and The Banshees e Sisters of Mercy.

A partir dos anos 80, houve uma verdadeira revolução no Heavy Metal, oriundo do Hard Rock, e no Rock alternativo em geral, influenciado pelo Pós Punk e até pela música Folk americana. Após esse período, houve outros movimentos musicais que também foram importantes para a evolução do Rock atual, porém como evoluções de estilos anteriores, muitas vezes mesclados de forma a criar-se novos subgêneros.

Até os dias de hoje, o Rock’n’Roll fez e faz parte de inúmeras gerações e teve papel fundamental para a visão crítica de jovens de diversas épocas, do pacifismo rebelde de Woodstock ao peso impactante do Heavy Metal.