sábado, 13 de fevereiro de 2010

Carnaval na cidade fantasma...

Minha cidade até que tem Carnaval!... Alguns poucos blocos de rua transitam em alguns pontos, mas não há aquela folia dos grandes carnavais nem o movimento descontrolado pelas ruas. Logo a cidade do MAC (Museu de Arte Contemporânea ou o famoso “disco voador”, para os leigos e turistas), cidade de grandes artistas (os que fazem arte) e personalidades de diversas áreas!

Os moradores da cidade dizem que o carnaval aqui é fraco, geralmente sem saber os motivos que levam a cidade a um certo desânimo nesse período que é um dos mais festivos para outras cidades. Aliás, pensando bem, isso é realmente um enigma, pois a terra de Araribóia é propícia a um bom Carnaval, pois tem belos cartões postais, como suas belas praias, e é uma cidade relativamente grande.

Porém, o Carnaval aqui parece ser restrito a festas em clubes, a quem torce pela Escola de Samba local mais famosa Viradouro pela TV no desfile das Escolas de Samba e alguns entusiastas que vagam pelas ruas tranqüilas de Niterói, procurando um pouco de animação gratuita em alguns blocos e ruas estreitas que, ainda que com dificuldade, mantêm-se dignamente fiéis ao espírito do Carnaval.

A impressão ao passar o Carnaval aqui é a de que o motivo talvez seja interno e parta da tradição do próprio povo local em viajar para outros locais no período festivo, dizendo que “o Carnaval de sua cidade é fraco” ou que “não existe”. Há, também, quem prefira a tranquilidade de uma cidade fantasma.

Apesar de tudo, tenho que admitir que tais afirmações fazem sentido. Niterói é uma cidade que perdeu, há muito tempo, força no Carnaval de rua. Pode-se dizer que a tradição carnavalesca nas ruas de Niterói anda já cansada com a falta de resposta de seu público, ou até mesmo que tenha se aposentado.

As pessoas se esquecem que o Carnaval de rua de uma cidade se faz com as próprias mãos do povo, já que é teoricamente uma festa popular e democrática. Enquanto as pessoas daqui não compreenderem o que representa o Carnaval e o que ele pode gerar, como o investimento em turismo que pode ser revertido para melhorias sociais na cidade, por exemplo, o Carnaval de Niterói estará sempre esperando, talvez nostalgicamente, que volte à ativa algum dia.

Um comentário:

jader resende disse...

Amigo, é com prazer que passo a seguir teu espaço e começo dizendo que: Carnaval é do povo e democrático só na teoria.
Salvador com toda força do trio elétrico e diversos blocos afros esta perdendo espaço para o carnaval de recife, simplesmente pelo fato que recife esta resistindo melhor a dramatização do carnaval.
Abraços.