terça-feira, 9 de março de 2010

Arte e transgressão

Do Blues, o lamento negro oriundo dos campos do Mississipi, ao Rock’n’Roll dançante e na época polêmico de Elvis Presley, toda forma de arte tem um lado transgressor, mesmo que de forma inconsciente. Mesmo nos textos mais introspectivos de alguns escritores, podemos notar idéias importantes em relação aos valores sociais de sua época, mesmo que surjam de forma aparentemente não intencional.

Em todas as formas possíveis de arte, podemos encontrar um ponto de reflexão que nos leve a repensar valores individuais e ou sociais. Pela história da pintura, por exemplo, podemos perceber, nos diversos movimentos que envolvem esse tipo de arte, as mudanças estéticas movendo-se de acordo com ideais distintos ao redor do mundo, do Impressionismo ao Expressionismo.

O mesmo pode ser visto na Literatura, na qual grandes pensadores inauguravam um jeito próprio de escrever e se desencadeavam como em uma árvore de influências pela identificação com algum ideal transposto pelas palavras, para defender ou reavaliar determinada idéia, fosse ela política ou humanisticamente individual.

A arte é a transgressão necessária a todo ser humano como expressão de liberdade, identificação ou qualquer sentimento. Ao quebrar um tabu, o artista impõe uma nova realidade, tanto no campo das idéias quanto em sua realidade social.

Nenhum comentário: