quinta-feira, 16 de abril de 2009

Álbum clássico: Tim Maia - Racional (1975)




Entre as fases mais loucas do grandioso e problemático Tim Maia, a sua fase Racional se destaca pela criatividade, musicalidade e pela originalidade. Empolgado ao descobrir uma seita chamada Racional, envolvida com a ufologia e a ciência, Tim se aprofundou em sua nova ideologia a ponto de gravar importantes álbuns dedicados à sua nova crença, sendo eles os volumes 1 e 2 do álbum Racional. Quando desiludido posteriormente com a seita, o cantor mandou tirar de circulação os álbuns, o que os torna ainda mais raros.

Este álbum em particular, o mais clássico e alternativo da carreira de Tim Maia, é recheado de arranjos ‘suingados’ de guitarra, levadas contagiantes de bateria, além dos vocais sempre carregados de emoção pelo controverso ícone do Soul nacional, na época afastado dos vícios, o que se reflete positivamente em sua voz. Nem mesmo estranhas e marqueteiras citações - como “Leia o livro ‘Universo em Desencanto’” - comprometem o trabalho, graças à grande musicalidade e sentimento expressos no álbum.

No álbum, há grandes passagens instrumentais que transitam entre a ‘soul music’ americana e a música brasileira, em meio a coros e vocalizações emocionantes e viajantes. Um álbum clássico e alternativo ao mesmo tempo, que demonstra um Tim Maia saudável, feliz, com uma liberdade de expressão “inofensiva” e poderosa, sem medo de ser incompreendido por sua devoção entusiasmada.

2 comentários:

ludi um disse...

Este disco é um dos q mudaram minha vida eu ouvi-o pela primeira vez aos sete anos e sei q de alguma forma aquele disco me tocou apesar de e naqueles idos estava apenas iniciando no excitante e magnífico mundo da música.Tempos depois já tendo tocado em algumas bandas este disco reaparece em minha mãos e ouvidos e a a partir daí não parei de degustar cada nota,cada canção,cada palavra das nove faixas desde que na minha humilde opinião é um dos maiores discos da história música mundial,apesar de ter sido renegado pelo seu criador,o saudoso síndico.Longa vida as almas que se inquietam e transformam vida em música...

Renan Costa disse...

Esse disco é realmente ímpar, sem igual...