segunda-feira, 20 de abril de 2009

Exposição: Roberto Burle Marx - A permanência do instável

Completando 100 anos de nascimento de Roberto Burle Marx, o Museu do Paço Imperial homenageia o paisagista brasileiro – reconhecido internacionalmente – com uma exposição mais que completa de suas obras e projetos. De projetos paisagísticos e cenários para espetáculos a pinturas - abstratas ou não -, é uma bela demonstração da versatilidade do artista que, ao lado de nomes como Oscar Niemeyer, transformou espaços públicos em arte.

Os traços bem definidos, porém repletos de sensibilidade e complexidade, permeiam as diversas obras da exposição. Como pode ser visto nos "papéis de trabalho", Burle Marx experimentava permanentemente o desenvolvimento de uma estética paisagística abstrata. Porém, apesar de sua abstração, há uma imensa funcionalidade em seus projetos. Já suas pinturas – sejam elas as abstratas, os retratos ou as paisagens – apresentam, em traços belos e originais, cores vibrantes e bastante vida em termos de luzes e sombras, como pode ser visto em obras como “Mulher de Combinação Rosa”.

Curiosamente, na organização da exposição houve uma inversão na ordem cronológica das obras, levando o visitante a refletir por um outro ângulo a evolução do artista, partindo de sua maturidade artística e plena liberdade criativa ao seu período de formação.

Nenhum comentário: